271 | Os Fariseus dos Tempos Modernos

Se você acompanha o Blog Pare, Pense e Reflita com uma certa frequência, certamente já me ouviu citar a expressão sarcástica Os Fariseus dos Tempos Modernos.

Mas quem são eles e quem eu classifico assim?

Os Fariseus dos Tempos Modernos são todos aqueles falsos crentes que usam da Hipocrisia para fingir que mantém uma vida de santidade e digna do Evangelho de Cristo, como diz em Mateus 23:27,28 ‘Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade‘, eles já existem desde os tempos primórdios da Torah e numa época em que era praticada a rigorosa observância da Lei de Moisés, e isso fizeram deles (Fariseus) os Hipócritas daquela época…

Assim também são os falsos crentes dos nossos dias há quem eu chamo de Os Fariseus dos Tempos Modernos, ajeitadinhos na aparência (por fora) mas podres por dentro (sepulcros caiados). Suas falácias são rebuscadas, vomitam uma aparente religiosidade que até enganam há muitos, fingem que observam os preceitos cristãos mas por dentro sucumbem à volúpia dos prazeres da carne, sucumbem a uma vida de mentiras, enganos e falsidades, fingem serem bonzinhos, mas são piores do que raças de víboras… Confiam em seus próprios umbigos e nas forças de suas mãos, mas não entregam de verdade as suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. ‘Passeiam’ por uma vida promiscua de adultérios, traições, mentiras, enganos e fábulas, mas ‘chegam’ no domingo com uma cara compungida e batendo no peito: ‘Eu sou Cristão’. Não são! E é para estes Fariseus que Jesus mandou o recado ‘Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade‘ Mateus 7:21-23.

Eles vivem só de aparências.

Jesus também condenou os fariseus e hipócritas por seu desprezo e por sua falta de compaixão por todos que não conseguiam seguir seu alto padrão de vida ou todos aqueles que tem ‘menos’ do que eles, pois para Os Fariseus dos Tempos Modernos, o ter significa ser abençoado e quantos mais posses, mais abençoados eles serão… Esse parágrafo será tema do próximo editorial.

Os Fariseus dos Tempos Modernos exageram na dose espúria de religiosidade e santidade e para estes hipócritas tudo o que fazem é somente para externar à sua ‘santidade’ negando os direitos de seus irmãos à uma vida de sinceridade e humildade. Na mente doentia deles, só eles (os hipócritas farisaicos) ‘são’ do Senhor Jesus, os demais não merecem serem chamados de cristãos.

E o pior é que eu vejo esses Fariseus estão em todas as camadas da sociedade evangélica e começam lá de cima: Pastores, Bispos, oficiais de igreja, líderes de células...

Léo Vilhenna
13/05/2018